Notícias

CNBB OESTE 2: Bispos do Mato Grosso em Assembleia

   14/02/2013
Fonte: Pastoral da Comunicação (Pascom )   
CNBB OESTE 2: Bispos do Mato Grosso em Assembleia

Aconteceu entre os dias 04 a 07 de fevereiro de 2013, no Centro Nova Evangelização, em Cuiabá, a assembléia anual dos bispos do Regional Oeste 02. Contou com a presença de Dom Milton Antonio dos Santos, Arcebispo de Cuiabá; Dom Vital Chitolina, bispo de Diamantino e administrador da Prelazia de Paranatinga; Dom Gentil Delazari, Bispo de Sinop; Dom Juventino Kestering, Bispo de Rondonópolis; Dom Derek J.C Byrne, Bispo de Guiratinga; Dom Antônio Emídio Vilar, Bispo de Cáceres; Dom Protógenes José Luft, Bispo de Barra do Garças; Dom Neri José Tondello; Bispo de Juína; Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo de São Félix do Araguaia e Dom José Vieira de Lima, bispo Emérito de Cáceres. Além dos momentos de celebração, de oração e de convivência, os bispos desenvolveram uma pauta de assuntos referentes à organização e dinamismo Pastoral da Igreja no Regional, desafios e caminhos.

Constou da pauta assuntos referentes a realidade do CENE (Centro Nova Evangelização), sede da CNBB Regional; a dinamização da pastoral no Regional Oeste 02, assuntos referentes ao SEDAC (Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa) e sobre o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. Marcantes foram três momentos, em especial no dia 06 de fevereiro, com a celebração da eucaristia no Studium Eclesiástico Dom Aquino Correia (SEDAC), reunindo bispos, professores, formadores e comunidade acadêmica de filosofia e teologia.

Após celebração os bispos se reuniram com os professores da Faculdade SEDAC encaminhando diversos assuntos pertinentes ao processo acadêmico e clareando a missão do professor para seminaristas, futuros presbíteros. Dom Neri José Tondello, em nome de todos os bispos pontualizou linhas orientativas que os bispos julgam serem importantes no processo de formação acadêmica dos seminaristas insistindo especialmente na fidelidade da ciência teológica. À tarde os bispos se reuniram com os responsáveis pela formação dos seminaristas.

Dom Antonio E. Vilar em nome dos bispos lembrou aos formadores a importância da presença do formador e do diretor espiritual no processo de formação dos presbíteros. No mesmo encontro, assuntos como a juventude, a realidade da família, a realidade sócio cultual do Estado de Mato Grosso, bem como o momento atual da Igreja foi questões refletidas e encaminhadas pelos bispos.

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL