Notícias

Formação da CF 2015

   03/03/2015
Fonte: pascom   
Formação da CF 2015

 

RESULTADO DA FORMAÇÃO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015

 

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2014, algumas lideranças da Diocese de Juína estiveram participando de um curso de treinamento sobre a Campanha da Fraternidade 2015 na cidade de Diamantino.

A mesma equipe que participou do encontro na Diocese de Diamantino organizou uma tarde de estudos sobre a CF 2015, no último dia 21 de fevereiro, na Casa de Retiros. Estavam presentes lideranças das Paróquias Sagrado Coração de Jesus (Juína), Santo Agostinho (Juina), Área Missionária N. Sra. da Paz (Juína) e Paróquia Santo Antônio (Castanheira). Aproximadamente 150 pessoas participaram deste encontro. O encontro aconteceu das 14.00hs às 17:30hs. Assunto tratado:

 

CF 2015: Tema – FRATERNIDADE, IGREJA E SOCIEDADE

Lema – “Eu vim para servir” (Marcos 10,45)

 

Durante o encontro na Casa de retiros, revisitamos o texto base da CF. 2015. Trabalhamos as quatro partes do texto base.

Iniciamos o encontro com a oração da CF 2015 e a introdução: explicação do cartaz, importância do tema, lema, visitas às Campanhas da Fraternidade anteriores e aprendemos cantar o hino deste ano. (César Augusto Faiten)

A primeira exposição da tarde apresentou as reflexões sobre o “Histórico das relações Igreja e Sociedade no Brasil”, “A sociedade brasileira atual e seus desafios”, “O serviço da Igreja à sociedade brasileira” e “Igreja – Sociedade: convergência e divergências”. (Pe. Oberdan)

Na segunda exposição da tarde aprofundou a relação Igreja e Sociedade à luz da palavra de Deus,  à luz do magistério da Igreja e à luz da doutrina social. (Sebastião R. e Odair)

Já a terceira exposição da tarde tratou da visão social a partir do serviço, diálogo e cooperação entre Igreja e sociedade, além de refletir sobre “Dignidade humana, bem comum e justiça social” e “O serviço da Igreja à sociedade”. Nesta parte, o texto apontou  sugestões pastorais para a vivência da Campanha da Fraternidade nas dioceses, paróquias e comunidades. (Paulo Alves).

Após as exposições da tarde, realizaram-se trabalhos de grupos, e cada grupo expôs alguns pontos em a Igreja deve dar maior destaque neste tempo quaresmal. Assim citamos os mais destacados:

  1. A Igreja precisa buscar as pessoas afastadas da comunidade;
  2. Resgatar os grupos de reflexão nas comunidades para aproximar mais as famílias á comunidade;
  3. Convidar sempre as famílias para participarem das Missas;
  4. Visitar os idosos e os doentes;
  5. Convidar famílias que se acomodaram em seu quotidiano para participarem das pastorais e para matricularem seus filhos na catequese.
  6. Criar a Pastoral do Menor;
  7. Formação às famílias sobre o tema das drogas, da prostituição... e acompanhar os filhos à escola também prestar atenção ao uso dos aparelhos celulares.
  8. Acompanhar mais a Pastoral da criança;
  9. Intensificar os trabalhos da pastoral da pessoa idosa para tirar muitos idosos do isolamento;
  10. Levar as crianças para participar da catequese;
  11. Fortalecer a Campanha da fraternidade com a coleta da solidariedade no Domingo de Ramos;
  12. Falar da CF 2015 nas missas e celebrações;
  13. Realizar encontros da CF 2015 nas casas de quem não participa da vida da comunidade;
  14. Pensar na criação do Conselho Solidário;
  15. Incentivar as pessoas a reciclar afim de cuidar do meio ambiente.
  16. Valorizar todas as pastorais existentes;
  17. Participar dos Conselhos paroquiais;

 

Foi apresentado também os resultados da CF 2014, os projetos atendidos por região, prestação de contas do Fundo Nacional de Solidariedade de 2013 (FNS) e as contribuições enviadas pelas dioceses, além de histórico das últimas Campanhas e temas discutidos nos anos anteriores. (Pe. Oberdan)

No mais, o grupo que foi para Diamantino agradece a presença de todos os participantes que estiveram na Casa de Retiros. Agradecemos sobre tudo aos padres pelo incentivo e pela divulgação do encontro.

Juina, 2 de março de 2015.

Atenciosamente,

Odair, César, Sebastião, Paulo e Pe. Oberdan

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL