Notícias

Rondonópoli - INICIA O ENCONTRO DE CEBS Com o tema: “Justiça e profecia a serviço da vida”

   16/11/2013
Fonte: cnbb   
Rondonópoli - INICIA O ENCONTRO DE CEBS Com o tema: “Justiça e profecia a serviço da vida”

 

As Comunidades Eclesiais de Base do Regional Oeste02, Estado de Mato Grosso, se reúnem de 15 a 17 de novembro de 2013, na paróquia São José Operário cidade de Rondonópolis.

 É o 13º encontro regional e conta com a participação de mais de 1.200 delegados vindos das dioceses de Sinop, Barra do Garças, São Félix do Araguaia, Paranatinga, Guiratinga, Cuiabá, Diamantino, Juína, Cáceres e Rondonópolis. Os romeiros foram acolhidos na paróquia São José Operário e são hospedados nas famílias, como sentido de acolhida e de mútuo conhecimento.

 Neste dia 15 de novembro, na parte da manhã aconteceu recepção e o credenciamento dos romeiros. Após o almoço partilhado, às 14:00 horas foi realizada a celebração de abertura preparada pela diocese de Rondonópolis. Dom Juventino Kestering fez a acolhida oficial dos Romeiros bem como insistiu na importância do evento para o contexto atual da igreja. Alertou também da necessidade de dar novos passos para responder aos desafios dos dias de hoje, especialmente a juventude, a realidade da família e a situação social em que ainda vivem milhões de pessoas neste imenso Brasil.

Memória do Intereclesiais Após estes atos, Roberto Rossi fez uma análise de conjuntura sobre a “realidade social e econômica do momento atual”. Em seguida Pe. Josivam fez uma análise do momento atual da Igreja especialmente as esperanças com o papa Francisco. No final da tarde foi realizada a memória dos intereclesiais, breve oração de encerramento e deslocamento para as famílias.

Documento de Aparecida diz que “na experiência eclesial da América Latina e Caribe, as Comunidades Eclesiais de Base foram, com freqüência, verdadeiras escolas que formaram discípulos e missionários do Senhor, como testemunha a entrega generosa, até derramar o próprio sangue, de tantos de seus membros. Elas arrancam da experiência das primeiras comunidades, como estão descritas em Atos dos Apóstolos (cf. At 2,42-47).

“Enraizadas no coração do mundo, são espaços privilegiados para a vivência comunitária da fé, mananciais de fraternidade e solidariedade, alternativa à sociedade atual, fundada no egoísmo e na competição” (nº 193 “Mantendo-se em comunhão com seu bispo e inserindo-se no projeto de pastoral diocesana, as CEBs se convertem em sinal de vitalidade na Igreja particular”. As “CEBs juntamente com os grupos paroquiais, associações e movimentos eclesiais, contribuem para revitalizar as paróquias, fazendo delas uma comunidade de comunidades”. (DA, nº 179).

 As CEBs são comunidades, uma reunião de pessoas que vivem na mesma região, tem objetivos comuns e possuem a mesma fé. São eclesiais, porque estão unidas à Igreja. De base porque são constituídas de pessoas normalmente mais simples, das perifierias e do campo. Organizam-se em torno das paróquias, capelas, centros sociais ou associações comunitárias por iniciativa de leigos, padres ou bispos.

 As CEBs permitem que a organização se dê através de comunidades menores, onde os membros podem estabelecer laços comunitários entre si. Assim, as paróquias evangelizadoras podem se tornar verdadeiras comunidades paroquiais de vanguarda. Assim as CEBs são o “primeiro e fundamental núcleo eclesial, célula inicial da estrutura eclesial”, unidade estruturante da Igreja.

Pastoral da Comunicação (Pascom) Diocese de Rondonópolis

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL