Notícias

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos - cor roxa

   01/11/2013
Fonte: cnbb oeste 2   
Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos - cor roxa

 

 

“Disse Jesus: Eu os ressuscitarei no último dia”

01. ACOLHIDA

Animador(a): Irmãos e irmãs, é Deus quem nos reúne e nos acolhe para celebrarmos o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo na Páscoa de todos os fiéis falecidos. Muitos nos precederam no tempo e deixaram-nos uma herança de vida no amor e na fé, no sacrifício e no trabalho. Pela morte, nossa entrada no Reino se dá de maneira plena e definitiva, por graça de Deus. Confiantes na ressurreição para a vida plena, cantemos.

Procissão de entrada conforme costume.

02. CANTO INICIAL

1 -Irei a Ti, ó meu Deus, minha vida mostrarei. Irei a Ti com meus sonhos, como sou, como serei, levando o mundo em meus braços, o mundo que acolherás. Com toda a voz gritarei a verdade da vida no amor.

Vida, vida, vida de Deus em nós. Vida, vida, nosso viver em vós.

2 -Irei a Ti, ó meu Deus, com a minha vocação. Irei a Ti com a terra, o lugar de minha missão, levando minhas fraquezas, contando com teu perdão. Com toda a voz gritarei a verdade da vida no amor.

Presidente - Reunidos pelo amor do Pai, na certeza da vida plena que Ele nos reserva, façamos o sinal da nossa fé.

Em nome do Pai...

Presidente: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, nosso Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo.

Ass: Bendito seja Deus...

03. DEUS NOS PERDOA

Presidente - No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.

(pausa)

Confessemos os nossos pecados:

Confesso a Deus, Pai todo-poderoso, e a vós, irmãos, confesso que pequei, por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, tão grande culpa. Piedade, Senhor, piedade, Senhor, piedade de nós! E peço à Virgem Maria, aos santos e anjos, e a vós, irmãos, eu peço que rogueis a Deus, que é Pai poderoso, para perdoar a minha culpa, tão grande culpa.

Presidente: Deus da vida, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Todos: Amém.

-Senhor, tende piedade de nós.

Senhor...

-Cristo, tende piedade de nós.

Cristo...

-Senhor, tende piedade de nós.

Senhor...

04. Hino de Louvor (Omite-se)

05. OREMOS

Presidente: Ó Deus, escutai as preces que hoje vossa Igreja em todo o mundo faz em favor daqueles que partiram desta vida. Vós, que ressuscitastes Jesus, que está à vossa direita, fortalecei nossa esperança e dai-nos crer firmemente na ressurreição dos mortos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

06. LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA (3, 1-9)

07. SALMO RESPONSORIAL (22/23)

O Senhor é o Pastor que me conduz, não me falta coisa alguma. (bis)

-O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar.

-Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças. Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome.

-Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei.

Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

-Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

-Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (14, 7-9.10c-12)

09. CANTO DE ACLAMAÇÃO

Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)

1 -Se com Cristo nós morremos com Cristo viveremos. Se com ele nó

s sofremos, com ele reinaremos.

10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (6, 37-40)

11. PARTILHA DA PALAVRA

Recordamos hoje, de modo especial, os nossos mortos. Uma lembrança de carinho e piedade. A Igreja apoia essa lembrança, para que, ao mesmo tempo em que rezamos pelos mortos, nos lembremos da ressurreição deles e nossa, ou seja, do destino eterno que tem a criatura humana. A Igreja sempre nos ensinou a rezar no Credo: “Creio na comunhão dos santos... e na vida eterna”. O que significa isso? Quer dizer que nós, que peregrinamos nesta terra, estamos em comum união, em comunhão com os que terminaram esta vida, seja os que alcançaram a glorificação, seja os que ainda precisam de purificação. A Igreja sabe e sempre ensinou que a criatura humana não é feita para a morte, mas para a vida. E Jesus foi claro quando disse: “Deus não é um deus de mortos, mas de vivos” (Mt 22, 32). Ou seja, a morte biológica não é o fim do homem. Antes de ressuscitar Lázaro, Jesus diz a Marta: “Quem crer em mim, ainda que esteja morto, viverá”(Jo 11, 25). Ressurreição não é só uma doutrina a mais na Igreja. Foi o centro da pregação dos apóstolos e é o alicerce da nossa esperança. Tudo é possível, se a morte não é o fim. Apesar da fé, é natural que nos pese a ausência física de pessoas que amamos e já não estão neste mundo. Mas não celebramos nossos mortos como quem lembra de alguém que se foi e nunca mais se verá. Cremos num encontro que está carinhosamente preparado pelo Pai. Mais ainda: cremos que podemos rezar uns pelos outros, vivos e mortos, porque continuamos sendo todos membros da mesma família de filhos e filhas de Deus. E esse é mais um presente bonito que nosso Pai nos dá; Ele guarda todos os que amamos. Um bom modo de celebrar esse amor que nos une aos que já estão em Deus é fazer todo o bem que pudermos, como homenagem a todas as lembranças boas que eles plantaram em nós.

12. PROFISSÃO DE FÉ

Presidente: Confiantes na ressurreição e na vida eterna, professemos a nossa fé:

Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, um só seu Filho, nosso Senhor, (todos se inclinam) o qual foi concebido, pelo Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu aos céus, subiu aos céus, e está sentado à mão direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

13. PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Elevemos ao Pai os nossos pedidos, cantando após cada prece:

Ó Senhor, escutai nossa prece!

-Senhor, concedei que a vossa Igreja, guiada pelo Papa Francisco, testemunhe sempre diante do mundo a sua fé no Cristo ressuscitado. Nós vos pedimos.

-Senhor, consolai todos os que choram a morte de seus entes queridos, para que a esperança na vida eterna seja conforto nesta hora de dor e saudade. Nós vos pedimos.

-Senhor, ajudai-nos a viver conforme os ensinamentos do vosso Filho Jesus, para que um dia possamos ter a graça de estarmos reunidos no vosso Reino glorioso. Nós vos pedimos.

Presidente: Rezemos juntos a oração pelos fiéis falecidos:

Ó Deus, que pela morte e ressurreição do vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o mistério da morte, acalmastes nossa angústia e fizestes florescer a semente da eternidade que Vós mesmo plantastes em nós. Concedei aos vossos filhos já falecidos, a paz definitiva da Vossa presença. Enxugai as lágrimas de nossos olhos e dai-nos a todos a alegria da esperança na ressurreição prometida. Que todos aqueles que buscaram o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da ressurreição descansem em paz. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

14. APRESENTAÇÃO DOS DONS

Animador(a): A ressurreição de Cristo foi o centro da pregação dos Apóstolos e é o alicerce de nossa esperança. Nesta celebração da saudade e da vida, apresentemos ao Senhor nossa disponibilidade em acolher a proposta de Jesus e orar sempre pelos vivos e pelos mortos, na esperança da feliz ressurreição.

15. CANTO DAS OFERENDAS

As nossas ofertas de vinho e de pão celebram a glória da ressurreição.

1 -O grão que morrera no seio do chão renasce no trigo, tornando-se pão. A uva amassada, pisada, moída, ressurge no vinho, sustento da vida.

2 -O pão e o vinho são hoje memória do novo Cordeiro na sua vitória, sinais da aliança da terra e dos céus. No Corpo e no Sangue do Filho de Deus.

3 -Ao Pai ofertamos também nossa vida, o chão que pisamos, a relva florida, os frutos da terra, por nós cultivados se tornem o Corpo do Ressuscitado.

16. PAI NOSSO

Presidente: Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

Pai Nosso...

17. ABRAÇO DA PAZ

18. CANTO DE COMUNHÃO I

1 -Vem e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao Pai, guiarei os passos teus e junto a ti, hei de seguir. Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim; de onde vim, aonde vou, por onde irás, irei também.

2 -Vem, eu te direi o que ainda estás a procurar: a verdade é como o sol e invadirá teu coração. Sim, eu irei e aprenderei minha razão de ser. Eu creio em ti, que crês em mim e à tua luz verei a luz.

3 -Vem eu te farei da minha vida participar, viverás em mim aqui, viver em mim é o bem maior. Sim, eu irei, e viverei a vida inteira assim, eternidade é na verdade o amor vivendo sempre em nós.

4 -Vem, que a terra espera, quem possa e queira realizar com amor, a con

strução de um mundo novo muito melhor. Sim, eu irei e levarei teu nome aos meus irmãos, iremos nós e teu amor, vai construir, enfim, a paz.

20. COMUNHÃO II

1 -Com meus passos vacilantes, caminharei para Ti. Com meu pranto, minhas lágrimas, caminharei para Ti. Este coração maravilhoso que tu deste. Este coração foi feito para Ti!

2 -Com angústias e com lutas, caminharei para Ti. Com fracassos e com vitórias, caminharei para Ti.

3 -Com pecados e virtudes, caminharei para Ti. Com tristezas e alegrias, caminharei para Ti.

4 -Com temores e coragem, caminharei para Ti. Com a força da esperança, caminharei, para Ti.

Eles: Ó Pai, eu tentei ser alguém. E descobri que sou teu filho.

Elas: Ó Pai, eu tente ser alguém. E descobri que sou tua filha.

Todos: Ó Pai, nós tentamos ser alguém. E descobrimos que somos teus filhos.

21. OREMOS:

Presidente: Deus eterno e misericordioso, que nos criastes para a felicidade eterna, dai a luz e a paz da vossa presença àqueles que já partiram deste mundo e concedei-nos a glória a que nos chamais e a esperança de encontrá-los no céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Presidente: Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno. (3x)

Todos: E brilhe para eles a Vossa luz.

22. BÊNÇÃO

Presidente: O Deus de toda consolação vos dê a sua bênção, Ele que, na sua bondade, criou o ser humano e deu aos que creem em seu Filho ressuscitado a esperança da ressurreição.

Todos: Amém.

Presidente: Deus vos conceda o perdão dos pecados e a todos os que morreram, a paz e a luz eterna.

Todos: Amém.

Presidente: E todos nós, crendo que Cristo ressuscitou dentre os mortos, vivamos eternamente com Ele.

Todos: Amém.

Presidente: Abençoe-vos Deus todo-poderoso:

Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.

Presidente: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

Todos: Graças a Deus.

23. CANTO FINAL

1 -A vida pra quem acredita não é passageira ilusão. E a morte se torna bendita, porque é nossa libertação. Nós cremos na vida eterna e na feliz ressurreição, quando de volta à casa paterna com o Pai os filhos se encontrarão.

2 -No céu não haverá tristeza, doença, nem sombra de dor: e o prêmio da fé é a certeza de viver feliz com o Senhor.

3 -O Cristo será, neste dia, a luz que há de em todos brilhar; a Ele imortal melodia os eleitos hão de entoar.

“Disse Jesus: Eu os ressuscitarei no último dia”

 

 

 

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL