Notícias

Pastoral da Juventude Rural aponta desafios do campo

   02/10/2013
Fonte: cnbb   
Pastoral da Juventude Rural aponta desafios do campo

Com a finalidade de analisar a realidade do campo e da juventude camponesa, jovens de diversos estados brasileiros participaram, de 23 a 27 de setembro, em Recife (PE), da Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude Rural. 

Acompanharam o evento, que reuniu 52 jovens, o arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido,  o bispo de Caruaru (PE) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Bernardino Marchió, bem como o assessor da Comissão, padre Antônio Ramos do Prado, que falou aos jovens sobre o processo de evangelização da juventude, baseado nos Estudos 103 da CNBB.

Ao final do encontro, os participantes divulgaram uma carta na qual apontam os desafios vividos pela juventude camponesa. “O campo brasileiro enfrenta cada vez mais um processo de inferiorização, de diminuição da perspectiva da agricultura camponesa, enfrenta também uma redução, percentual e numérica, da população, nos mostrando que o êxodo rural e as migrações, principalmente do nordeste, ainda assolam a vida no campo”, afirmam os jovens.

Entre outros problemas, falam da alienação e despolitização dos jovens camponeses difundidas pela influência da mídia de massa; das condições relacionadas à educação; dos projetos de desenvolvimento do agronegócio, monocultura, uso de agrotóxicos; dos projetos de mineração e construção de hidroelétricas.

Discutiram, também, as características da Juventude Camponesa. “Mesmo a sociedade dizendo que estamos (Juventude) todos iguais, reafirmamos que temos nossa especificidade e que está enraizada na nossa cultura, nas relações sociais da vida em comunidade e na relação com a Mãe-terra”, ressaltam.

Os jovens elaboraram o planejamento para os próximos anos; escolheram a articuladora nacional, a jovem capixaba Poliana Dias dos Santos; e lançaram oficialmente o 3ºCongresso Nacional da Juventude Camponesa, a ser realizado em Recife, de 14 a 19 de janeiro de 2014, com o tema “Na caminhada pela Terra Livre Brasil”.

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL