Notícias

Papa pede aos países do G20 que evitem soluções militares na SíriaComente

   05/09/2013
Fonte: UOL   
Papa pede aos países do G20 que evitem soluções militares na SíriaComente

Cidade do Vaticano, 5 set (EFE).- O papa Francisco enviou uma carta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, por ocasião da cúpula do G20, na qual pediu que os líderes dos países membros do grupo não fiquem "indiferentes" diante do conflito na Síria e evitem "soluções militares".

"Aos líderes dos Estados membros do G20 peço que não fiquem indiferentes ante o drama que se vive há tanto tempo na querida população síria", disse Francisco em sua carta a Putin, anfitrião da cúpula em São Sem Petersburgo.

O papa fez ainda uma chamada para que estes países "ajudem a encontrar caminhos para superar os diferentes enfrentamentos e abandonem qualquer pretensão de uma solução militar".

Francisco ponderou que embora o encontro do G20 tenha um caráter principalmente econômico, os líderes mundiais não poderão evitar "refletir sobre a situação no Oriente Médio e na Síria".

"Infelizmente, dói constatar que muitos interesses prevaleceram desde que começou o conflito na Síria, impedindo se encontrar uma solução que evitasse o inútil massacre que estamos assistindo", acrescentou.

O papa convocou os países do G20 a "perseguir com coragem e determinação uma solução pacífica mediante o diálogo e a negociação entre as partes envolvidas com o apoio de toda a comunidade internacional".

Além disso, frisou que os governos têm um "dever moral" de favorecer qualquer iniciativa "para promover a ajuda humanitária de todos aqueles que estão sofrendo por causa do conflito tanto fora como dentro do país".

Na carta, o papa argentino também lembrou aos países reunidos na Rússia para a cúpula do G20 que os conflitos armados "criam divisões profundas, que necessitam muitos anos para serem curadas".

O Vaticano informou hoje que seu Secretário para as relações com os Estados, Dominique Mamberti, reuniu-se com os embaixadores dos países na Santa Sé para comunicar a posição da Igreja no conflito sírio.

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL