Notícias

LITURGIA:Domingo, 8º Domingo do Tempo Comum- Solenidade da Santíssima Trindade- “O Pai se revela e se comunica por meio do Cristo no Espírito”.

   25/05/2013
Fonte: CNBB OESTE O2   
LITURGIA:Domingo, 8º Domingo do Tempo Comum- Solenidade da Santíssima Trindade- “O Pai se revela e se comunica por meio do Cristo no Espírito”.

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

 

 

 

O Pai se revela e se comunica por meio do Cristo no Espírito

 

 

 

01. ACOLHIDA

 

Preparar ao lado da mesa da Palavra um candelabro bem ornamentado com três velas grandes. Dando início à celebração, jovens entram incensando todo o ambiente celebrativo. Uma pessoa acende uma vela no Círio Pascal e em seguida acende as velas do candelabro, enquanto se canta.

 

Abrirei meus lábios num canto de amor, ao Deus da plena vida, o meu louvor! Abrirei meus braços e meu coração, pra te acolher, ó minha irmã, ó meu irmão! Glória seja ao Pai e ao Filho, nosso bem! Glória ao Divino Espírito. Amém!

 

Animador(a) -

 

Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! Celebrar a Solenidade da

 

Trindade Santa nos desperta o desejo de conhecê-La profundamente. Sendo assim, Deus dá sempre o primeiro passo em nossa direção. Neste ano da Fé, é acentuado particularmente o fato que Ele se manifesta, se revela e nos oferece um conhecimento  “pessoal”, quer um face a face com cada um de nós, para que nos abramos todos ao grande encontro com Deus. Envolvidos pelo amor do Deus Uno e Trino, cantemos com alegria.

 

Procissão de entrada como de costume.

02. CANTO INICIAL

 

1 - Bendito sejas Tu, Senhor de nossos pais. És pródigo de graças, ó Senhor.

 

Glória ao Senhor, Criador para sempre! (bis)

 

2 - Bendito sejas Tu, ó Verbo de Deus Pai; a morte que sofreste nos deu vida.

 

3 - Bendito sejas Tu, Espírito de Deus, operas na Igreja a salvação.

 

Presidente -  Somos membros da Igreja e da família de Deus porque fomos batizados na Santíssima  Trindade. Façamos o sinal que nos une na fé, cantando.

 

Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo:

 

Em nome do Pai Criador, em nome do Filho Redentor, em nome do Espírito Consolador, em nome da Trindade, Deus Amor.

 

Presidente - Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus...

 

03. DEUS NOS PERDOA

 

Presidente -  Celebrando o mistério de comunhão da Santíssima Trindade, supliquemos a  misericórdia do Pai pelas nossas faltas contra a unidade. (pausa)

 

Confiantes no perdão de Deus, cantemos.

 

1 - Senhor, tende piedade dos corações arrependidos

 

. Tende piedade de nós, tende piedade de nós! (bis)

 

2 - Jesus, tende piedade dos pecadores, tão humilha dos!

 

3 - Senhor, tende piedade intercedendo, por nós ao  Pai!

 

Presidente -  Deus de amor e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos  conduza à vida eterna. Amém

 

04. HINO DO GLÓRIA

 

Presidente -

 

Glorifiquemos ao Deus Uno e Trino por ser Justo, Misericordioso e Fiel, cantando.

 

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na

 

glória de Deus Pai. Amém. (5x)

 

05. ORAÇÃO

 

Presidente - Ó Deus, nosso Pai, enviastes o vosso Filho ao mundo e infundistes em nós o Espírito  Santo, revelando-nos o vosso mistério de amor. Concedei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

06. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA

 

O leitor ergue o Lecionário (ou a Bíblia) enquanto se canta.

 

Palavra de salvação, somente o céu tem pra dar, por isso meu coração se abre para escutar.

 

07. LEITURA DO LIVRO DOS PROVÉRBIOS (8, 22-31)

 

08. SALMO RESPONSORIAL (8)

 

Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o Universo! (bis)

 

- Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: “Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”

 

- Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes:

 

- As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.

 

09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (5, 1-5)

 

10. CANTO DE ACLAMAÇÃO

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

1 - Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém.

 

11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUND

 

O SÃO JOÃO (16, 12-15)

 

11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA

A festa da Santíssima Trindade é momento especial para refletir sobre nossa própria identidade e missão no mundo. Somos homens e mulheres chamados a nos acolher no respeito mútuo e na igualdade de direitos. Somos diferentes uns dos outros: na diferença nos completamos. Somos diversos: na diversidade nos unimos. Na Carta aos Romanos, ouvimos que o amor de Deus se revela com total benevolência e gratuidade. De nossa parte, resta-nos acolhê-lo com gratidão e perseverar na fidelidade a esse amor sem limites. O livro dos Provérbios fala da sabedoria que convive intimamente com Deus. Tudo o que Ele faz é expressão de seu próprio ser; portanto, o universo, com tudo o que nele existe, é penetrado pelo espírito da sabedoria divina. Todas as coisas são revestidas de dignidade e devem ser respeitadas, conforme nos orienta a verdadeira sabedoria. De

 

acordo com o modo pelo qual nos relacionamos entre nós e com todas as coisas criadas, colhemos frutos de bênção ou de maldição, de vida ou de morte... No Evangelho, Jesus nos promete o Espírito Santo para nos ajudar a viver conforme o modelo da Trindade Santa, a perfeita comunidade. “O mistério da Trindade é a fonte, o modelo e a meta do mistério da Igreja... Uma autêntica proposta de encontro com Jesus Cristo deve estabelecer-se sobre o sólido fundamento da Trindade-Amor. A experiência de um Deus Uno e Trino, que é unidade e comunhão inseparável, permite-nos superar o egoísmo para nos encontrarmos plenamente no serviço para com o outro”. Neste sentido, as

 

comunidades eclesiais de base caracterizam-se como “casas e escolas de comunhão”.

 

(DA p. 155,170 e 240)

 

A celebração da festa da Santíssima Trindade é uma boa oportunidade de valorizar as  diferentes manifestações do amor de Deus na comunidade e no mundo: os serviços e ministérios, as etnias, as denominações e tradições religiosas, os movimentos e organizações sociais, as iniciativas diversas em favor da vida, da ecologia etc.

 

12. PROFISSÃO DE FÉ

 

Presidente -  No Pai que se revela e se comunica por meio do Filho no Espírito Santo, professemos  a nossa fé.

 

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus:  (todos se inclinam)  e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme asEscrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não  terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém!

 

13. PRECES DA COMUNIDADE

 

Presidente -  Fortalecidos pelo Espírito que nos santifica, elevemos nossas preces ao Pai, cantando:

 

Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece.

 

- Senhor, iluminai vossa Igreja para que a exemplo da Santíssima Trindade, caminhe em união com o papa, os bispos, presbíteros, diáconos, religiosos(as) e todos os batizados que buscam realizar vosso projeto de amor. Nós vos pedimos.

 

- Senhor, iluminai todos os conselheiros das nossas comunidades para que possam ser sinal de unidade entre si, entre as equipes de serviço, pastorais e movimentos. Nós vos pedimos.

 

- Senhor, abençoai as Paróquias Santíssima Trindade e todas as comunidades

 

que celebram a festa de seus padroeiros, para que sejam, cada vez mais, fortalecidas na fé e no testemunho do Ressuscitado. Nós vos pedimos.

 

- Senhor, nós vos agradecemos pelos 170 anos da implantação da Infância e Adolescência Missionária no Brasil e vos pedimos proteção por todas as pessoas e grupos que se dedicam fielmente na formação da mesma. Nós vos pedimos.

 

- Senhor, acompanhai todos os delegados que estão participando do 10º Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) em Cachoeiro de Itapemirim, para que esse evento fortaleça a fé e o compromisso na edificação do Vosso Reino. Nós vos pedimos.

 

Presidente -  A Vós confiamos, ó Deus, a nossa oração, Vós que por amor nos criastes, nos remistes  e continuamente nos santificais no vosso Espírito. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

14. APRESENTAÇÃO DOS DONS

 

Animador(a) - Segundo o Documento de Aparecida: “A experiência de um Deus Uno e Trino, que é unidade e comunhão inseparável, permite-nos superar o egoísmo para nos encontrarmos plenamente no serviço para com o outro. A experiência batismal é o ponto de início de toda espiritualidade cristã que se funda na Trindade”. Apresentemos ao altar do Senhor a nossa vida, que, justificados no Senhor recebemos como recompensa: a Paz, o acesso ao favor de Deus, a esperança da Glória e o Amor do Pai, o Espírito Santo, a reconciliação e a salvação.

 

15. CANTO DAS OFERENDAS

 

1 - Quando esse tudo era nada, só três pessoas havia, numa comunicação de amor, em total e perfeita harmonia. Uma doou-se na Criação, a outra doou-se na Encarnação e a terceira se doa e trabalha na Igreja por nossa santificação. Nossa oferta na Trindade Santa de nossas vidas, talentos e bens apresentemos pra que as consagrem Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Nossa oferta na Trindade Santa de nossas vidas, talentos e bens ofereçamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

2 - Temos que ser solidários. Saber nossos bens partilhar, tal qual o amor Trinitário, que se doa no comunicar. O Pai doou-se no Filho, o Filho se deu anós por amor. E ao Espírito Santo no Pai e no Filho prestemos o nosso louvor.

 

17. PAI NOSSO

 

Presidente -  Rezemos com amor e confiança a oração que o próprio Cristo nos ensinou.

 

Pai Nosso...

 

18. ABRAÇO DA PAZ

 

Animador(a) -

 

Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos.

 

(canto à escolha)

 

19. CANTO DE COMUNHÃO

 

(se houver)

 

Ó Trindade, vos louvamos, vos louvamos pela vossa comunhão! Que esta mesa favoreça, favoreça nossa comunicação!

 

1 - Contra toda tentação da ganância e do poder, nossas bocas gritem juntas a palavra do viver! (bis)

 

2 - Na montanha, com Jesus, no encontro com o Pai, recebemos a mensagem: “Ide ao mundo e o transformai!” (bis)

 

3 - Deus nos fala na história e nos chama à conversão: vamos ser palavras vivas proclamando a salvação! (bis)

 

4 - Vamos juntos festejar cada volta de um irmão e o amor que nos acolhe, restaurando a comunhão! (bis)

 

5 - Comunica quem transmite a verdade e a paz, quem semeia a esperança e o perdão que nos refaz. (bis)

 

1 - Ao recebermos, Senhor, tua presença sagrada, pra confirmar teu amor, faz de nós tua morada. Surge um sincero louvor, brota a semente plantada, faz-nos seguir teu caminho, sempre trilhar tua estrada. Desamarrem as sandálias e descansem, este chão é terra santa, irmãos meus! Venham, orem, comam, cantem, venham todos e renovem a esperança no Senhor.

 

2 - O Filho de Deus com o Pai e o Espírito Santo: nesta Trindade um só Ser, que pede a nós sermos santos. Dá-nos, Jesus, teu poder de se doar sem medida, deixa que compreendamos que este é o sentido da vida.

 

3 - Ao virmos te receber, nós te pedimos ó Cristo, faze vibrar nosso ser, indo ao encontro do Pai Santo sem descuidar dos irmãos, mil faces da tua face. Faze que o coração sinta a força da caridade.

 

20. ORAÇÃO

 

Presidente -  Ó Deus, alimentados e fortalecidos em nossa fé, nósvos agradecemos pela vossa  presença em nossa vida e na caminhada de vossa Igreja. Dai a todos nós, batizados, força e coragem para continuarmos a missão que Jesus nos confiou. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

21. NOTÍCIAS E AVISOS

 

22. BÊNÇÃO

 

Presidente -  Que o Pai, fonte de toda vocação à vida e ao amor, vos dê a paz e vos abençoe. Amém.

 

- Que o Filho vos liberte de todos os perigos e torne vossos corações compassivos e puros. Amém.

 

- Que o Espírito Santo vos enriqueça com esperança, fé e caridade para que possais chegar felizes à vida eterna. Amém.

 

- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

- Como comunidade de amor, proclamemos a paz que nos vem do Senhor Jesus Cristo.

 

Graças a Deus.

 

23. CANTO FINAL

 

1 - A Trindade redime a história com Maria, mulher companheira. Toda a Igreja renova o vigor, anunciando a mensagem primeira. Com Jesus encarnado redime, e o Batismo concede a fé. Salve Cristo que chama e envia a vivermos o Reino de Deus. Aquele que era Jesus Cristo ontem! Aquele que é Jesus Cristo hoje! Aquele que vem: Jesus Cristo sempre! A Ele glória e louvor eternamente!

 

2 - A Trindade santifica a história, pois o Espírito Santo a conduz. Confirmadosem nosso Batismo, na esperança sejamos a luz. Com Maria fiel disponível, caminhemos para a união, acolhendo os carismas diversos, promovendo unidade aos cristãos.

 

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL