Notícias

PROBLEMÁTICA SOCIAL:Pesquisa mostra que 71% dos adolescentes infratores são reincidentes

   29/04/2013
Fonte: GAZETA DIGITAL   
PROBLEMÁTICA SOCIAL:Pesquisa mostra que 71% dos adolescentes infratores são reincidentes

Setenta e um por cento dos adolescentes internados provisoriamente no Centro Socioeducativo da Capital praticaram 2 ou mais atos infracionais. Amaioria realizou roubo e afirma que teve como motivação o desejo pelo dinheiro.

Estes e outros dados são levantados pelo Juizado da Infância e Juventude com o objetivo de descobrir o perfil dos adolescentes que cumprem medidas no sistema socieducativo em Mato Grosso. Quarenta e quatro adolescentes internados provisoriamente e 38 internados em definitivo na unidade, somando 77 jovens, foram entrevistados a partir de um questionário desenvolvido pelo Juizado.

Os resultados apresentam que em geral os internos são negros, pardos, originados de família com renda variando entre 1 e 2 salários mínimos e dividida pelo divórcio dos pais. Os dados coletados entre os internos em cumprimento de sentença também são semelhantes e apontam para um cenário que poderia explicar a incidência cada vez maior de adolescentes envolvidos na criminalidade.

Dos 44 entrevistados provisórios, 23 são da Capital e 21 do interior. Entre os 43 que responderam à pergunta de qual tipo de ato infracional foi praticado, 29 realizaram roubo, 5 tráfico de drogas, 3 homicídios, 1 furto e 1 latrocínio. Em relação à reincidência, 12 afirmaram ter cometido os atos apenas 1 vez, 11 jovens por 2 vezes, 5 adolescentes 3 vezes e 13 internos mais de 3 vezes. Para o juiz da infância e juventude da Capital, Antônio Veloso Peleja, responsável pelo questionário, o retorno à prática delituosa aponta para as condições atuais de ressocialização dos internos.

Infraestrutura das unidades e outros fatores como a dependência química e envolvimento com pessoas presas potencializam a reincidência.

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL