Notícias

BRASIL:Reforma política não deve sair do papel

   15/04/2013
Fonte: Gazeta Digital   
 BRASIL:Reforma política não deve sair do papel

Arrastada ao longo dos anos, a Reforma Política “ampla”, articulada em novos contornos desde o governo Fernando Henrique Cardoso, tende a simplesmente não sair do papel em 2013. Presidente da Câmara Federal, Henrique Alves (PMDB-RN), aponta a retomada das discussões em 30 dias. Nem mesmo o único dispositivo previsto para votação na semana passada, a PEC que unifica as eleições, obteve sucesso.

 No emaranhado de controvérsias, falta de acordo e de interesse de parlamentares, a previsão mais otimista é de que o “desenrolar” de alguns temas só ocorram no próximo ano. Representantes da bancada federal mato-grossense fazem parte do grupo dos indefinidos, sem afunilamento de ideias a respeito do assunto. Deputado federal e presidente do PMDB de Mato Grosso, Carlos Bezerra e os deputados Nilson Leitão (PSDB) e Júlio Campos (DEM), endureceram o discurso crítico. Bezerra não se cansa de cutucar o Congresso, ao qual atribui a falta de posicionamento sobre seu papel real, o de legislar. “Não vai nada para a frente.

 O Congresso Nacional deixa de cumprir com as ações que deveria e estamos falando de situações em que o Supremo Tribunal Federal acaba decidindo”, disse ao se referir a questõescomo o Fundo de Participação dos Estados (FPE), que só foi aprovado em prazo dilatado pela Suprema Corte e, mesmo assim, nos moldes ultrapassados que distanciaram estados como Mato Grosso da chance de aumentar a arrecadação.

 Júlio Campos, que possui experiência nas nuances da política como ex-governador de Mato Grosso, foi categórico. “Temos que nos posicionar porque a sociedade já não suporta mais o atual sistema e os parlamentares são cobrados. O problema é que os interesses políticos ficam acima das melhorias previstas na Reforma Política. E nem mesmo na bancada há consenso sobre todos os pontos”, considerou o democrata.

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL