Notícias

BRASIL: China cancelará compra de 2 mi de toneladas de soja brasileira por atraso no embarque

   19/03/2013
Fonte: UOL   
BRASIL: China cancelará compra de 2 mi de toneladas de soja brasileira por atraso no embarque

A maior comercializadora chinesa de soja, o grupo Sunrise, irá cancelar a compra de quase 2 milhões de toneladas do produto devido ao atraso provocado pela falta de infraestrutura no Brasil.

Segundo Shao Guori, apenas dois de 12 navios previstos para chegar com a mercadoria na China entre janeiro e fevereiro haviam desembarcado no país asiático.

A empresa pretende cancelar os outros que ainda não chegaram. "Nós não recebemos estas cargas. É um default [descumprimento do contrato] por parte do fornecedor não embarcar no prazo", afirma Shao.

O gargalo logístico tem ficado ainda mais evidente neste ano de safra recorde de grãos no país. A falta de infraestrutura criou uma fila permanente de caminhões na entrada do porto de Santos.

No Mato Grosso, produtores relatam perda da soja no pé por falta de transporte. "Os caminhoneiros vêm à região para puxar a soja, mas a situação das estradas é tão ruim que eles não querem retornar. Tem muita soja que está no pé e está sendo perdida por falta de transporte", diz o produtor rural da região Gabriel Jacinto.

Os caminhoneiros que fazem a rota Centro-Oeste/Santos estavam levando nove dias para completar o trajeto de 2.200 km que deveria ser feito em seis dias.

"Os portos estão trabalhando acima de sua capacidade operacional, fato que tem atrasado o descarregamento dos grãos e ocasionando, consequentemente, elevações nos custos de transporte", destacou a consultoria Clarivi.

Além da grande safra, que está no pico da colheita, a grande movimentação no porto reflete o problema de falta de armazenagem de grãos no país.

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Brasil tem capacidade para estocar 148 milhões de toneladas de grãos --entre silos e estoques públicos e privados. Serão colhidos, no entanto, 183 milhões de toneladas.

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL