COMUNIDADES RURAL

Santa Marta

Histórico da Comunidade Santa Marta

MISSA: PRIMEIRA QUINTA FEIRA DO MÊS ÀS 19:30 HS.

CULTO:

No ano de 1979 chegaram à linha flor da serra as famílias Lobato e Guimarães vindos de Tangará da Serra, onde já participavam ativamente da comunidade. Chegando aqui não tinha comunidade então eles participavam da comunidade São Lucas, mas, devido à distância era muito difícil, então, começaram a rezar na casa da dona Conceição, rezava um dia em cada lugar, pois hoje onde é a comunidade Santa Maria Madalena, também não tinha capela, então era um domingo em cada lugar. No dia da missa o Sr. Manoel buscava o padre Duílio de jipe, pois o padre não tinha carro.

O padre celebrava na casa da dona Conceição e do senhor Manoel, fez ali também um casamento e batizado até que no ano de 1981 já com outras famílias morando ali foi decidido construir a capela que o Sr Manoel serrou a madeira e junto com seus filhos fizeram a construção. Quando o padre Duílio veio celebrar a missa ele escolheu deu o nome de marta para a comunidade, pois ele sempre foi bem acolhido com almoço, janta e por vários vezes dormia para no outro dia ir celebrar  a missa em outra comunidade e como marta acolhia Jesus então foi colocado este nome.

Esta é uma característica muito marcante em nossa comunidade que sempre se esforçou para ajudar as pessoas que precisavam seja com alimento, remédios ou se estava doente uma ajuda na roça.  Tinha a roça comunitária onde plantavam vários produtos que depois eram vendidos para custear             as despesas da comunidade.

Depois com a chegada da família Munaretto que tinha vários jovens foi iniciado o grupo de jovens que animava muito a comunidade e que deu muita formação aos jovens e vários deles hoje faz parte da liderança da comunidade. Temos hoje quatorze famílias, dois grupos de reflexão, duas turmas de catequese e as crianças são incentivadas a ajudarem nas celebrações e a cada celebração é uma pessoa diferente que é o dirigente do culto. Nossa comunidade se alegra com os vários batizados, casamentos e a celebração de bodas de ouro e depois bodas de diamante do Sr Manoel e dona Conceição.





VOLTAR

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL