COMUNIDADES RURAL

Cristo Redentor

Histórico da Comunidade Cristo Redentor

MISSA:  TERCEIRA QUARTA FEIRA DO MÊS ÀS 19:30 HS.

CULTO: AOS DOMINGOS, ÀS 09:30 HS.

         A comunidade Cristo Redentor localizada na região centro oeste, estado de mato grosso, no município de Juína linha 04 à 20 km da sede. Foi fundada no ano de 1987, pelos pioneiros Antonio Carlos Primo, Caetano José da Silva, Salvador Parise (hoje já falecido) e Élio de Melo, Elvis Bubans, Delson José da Silva, Raul Pereira do Amaral, José Pedro, Jaime Reis e José da Mata. Antes de a comunidade ser fundada essas famílias pertenciam à comunidade Perpétuo Socorro, mais em relação á distancia as famílias iam a pé, de animal e quase não freqüentavam nas celebrações do culto, somente na santa missa. Essas famílias começaram se organizem para formar outra comunidade.

         E um dia conversamos com o padre Hermam para formar uma nova comunidade justificando que aquela era distante e estava muito difícil. Após a conversa com o padre ele concordou mais que ia levar á ansiedade de cada paróquia. E depois ele ia vir analisar a distância e a quantidade de famílias.

         Após alguns dias foi marcada uma reunião na casa do senhor Élio de Melo com a presença do padre Germano. Após analisar a distancia e o numero de famílias que na época era 12 famílias apenas, e era um numero adequado de famílias para formar uma comunidade, então ele concordou e pediu compromisso a todas as famílias. Em seguida pediu às famílias que se organizassem e escolhesse o nome da nova comunidade, foram discutidos vários nomes como, Nossa Senhora da Paz, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida entre outros, mas já havia essas comunidades, a senhora Vera Lucia Budans deu sua opinião que poderia chamar Cristo Redentor todos concordaram e também o padre. Em seguida discutiram onde seria construída no terreno doado pelo proprietário Élio de Melo, as famílias reuniram e construíram uma capela coberta de folha de coqueiro.

         No mês de setembro de 1987 foi realizada a primeira missa com o celebrante padre Hermam. Todas participaram da santa missa com muita felicidade, por que estava nascendo uma nova comunidade e que os mesmo tinham um compromisso de zelar e lutar pela caminhada e crescimento daquela comunidade, no momento da celebração choveu muito, o padre e os participantes se molharam. Pois todos sabiam que ali naquele momento estava começando uma nova comunidade de cristãos, que todos deveriam ser unidos e colaboradores para o crescimento da comunidade.

         No dia da santa missa foi eleito o primeiro CPC sendo eles Elvis Bubans, Antônio Lima Primo (hoje já falecido), Élio de Melo, Caetano José da Silva (hoje já falecido), João Abel Lima, Delson José da Silva. O primeiro dirigente Elvis Bubans e a segunda Vera Lúcia Bubans, os primeiros catequistas foram: Divino Salvador Silva e Edina Maria de Sena da Silva.

         Após alguns dias o CPC fez um reunião onde foi discutido sobre a necessidade da construção da capela durante a reunião foi decidido que os senhores Evis e Élio ficariam responsáveis para fazer a compra dos materiais, eles foram á cidade compraram os materiais para construir a capela, financiaram para pagar com o dinheiro arrecado nas festas que a comunidade iria organizar. A primeira festa foi marcada para os dias 09 e 10 de julho de 1988.

 A coordenação juntamente com os membros da comunidade se organizou e todos não mediram forças, trabalharam muito e a festa foi um sucesso, com o lucro pagaram os materiais comprados para construção. No ano de 1989 foi realizada uma festa para fazer o piso e a pintura da capela, sendo o coordenador o Sr. José Rezende da Silva, assim cada ano foi acontecendo as catequistas da comunidade, nos anos de 1991 e 1993 foram realizadas festas para arrecadar fundos para construção do pavilhão da comunidade, sendo o coordenador Élio de Melo.

         Todos os membros colocaram fazendo doações e prestando serviço nas realizações de festas durante o ano de 1994 e 1996 para arrecadar fundos para fazer o piso do pavilhão e a pintura, foi feito em mutirões sendo o coordenador o Sr. João Abel de Lima, durante os anos de 1996 a 1997 foi feito uma festa para fazer algumas reformas sendo o coordenador o Sr. Salvador Pires Filho. Nos anos de 2002 e 2003 foi realizado festas para construção de uma nova capela de alvenaria e novos bancos sendo o coordenador o Sr. João Beton.

Nos anos de 2004 e 2005 foram feito festas para arrecadar fundos para pintura da capela sendo coordenador o Sr. Nivaldo Bim. Durante 03 anos não foi preciso a realização de festa em nossa comunidade, no ano de 2009 com a posse do novo CPC foi realizada uma festa e com o lucro foi feita uma reforma no pavilhão, construção da churrasqueira e cozinha. No ano de 2010 foi construído os banheiros de alvenaria com o saldo da festa anterior.

Hoje as conquistas da comunidade são realizadas através de doações feitas pelas família a reforma da pintura da capela e os banheiros, com doações das famílias e saldo da porcentagem do dízimo. As celebrações do culto são celebrados nos domingos ás 09:30hs devido a maioria das famílias tirarem leite.





VOLTAR

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL