COMUNIDADES RURAL

Menino Jesus

 

01) Quais são os dias e horários de celebração dos cultos? Missas?

MISSAS: TERCEIRO DOMINGO DO MES ÀS 17 HORAS.

 CULTOS:  são realizados aos domingos às 08 horas da manhã.

 

02) Existe grupos de reflexão?Quantos? Estão atuantes?

Há dois grupos atuantes.

 

03) Quantas famílias católicas tem na comunidade? Quantas são praticantes? Quantas devolvem o dízimo? Qual o valor mensal do dízimo da comunidade?

Existem por volta de 25 famílias católicas, em torno de 16 são praticantes e o dízimo varia, pois há dentro de uma família mais de uma pessoa que devolve o dízimo, há 25 dizimistas e o valor varia de 200 reais chegando algumas vezes passar de 600 reais, no entanto fica numa média de 400 reias, sendo que caiu um pouco nesse final de 2012 e início de 2013.

 

04) Na sua comunidade tem CPC (Conselho de Pastoral da Comunidade)? É atuante? Tem livro ata? Quando haverá troca de coordenação? Já tem coordenadores?

Existe CPC e é atuante, a comunidade possui livro ata onde estão registrados os acontecimentos desde a sua fundação. A troca de coordenação aconteceu nesse início de ano e ficou da seguinte forma: Emerson Carlos Tezollin como coordenador e Marquilania Aparecida Campanharo como vice, Ines Rosilene Pereira como tesoureira e Jose Carlos Chiquito como vice, Marli Lourdes Campanharo como secretária e Francisca Soledade Piris como coordenadora do dízimo.

 

05) Quais são as etapas da catequese existentes na comunidade? Têm catequistas?

Acontece o curso de primeira Eucaristia com a Rosa Mendonça e Andressa Pires como catequistas.

 

06) Na sua comunidade tem coordenador do dízimo, Ministro da Palavra e Ministro da Eucaristia?

O coordenador do dízimo é a Francisca Soledade Piris e o Ministro da Eucaristia Deosdete Felix da Rocha e não possui Ministro da Palavra, embora o Ministro da Eucaristia desempenhe esse papel.

 

07) Quem fundou a comunidade, como e quando? Como procedeu para escolher o nome do padroeiro? Quando foi celebrada a primeira Missa, nome do padre e das famílias que estavam presentes? Primeiro culto, quem celebrou? Onde, quem estava presente?Primeiro casamento? Citar algo que a comunidade acha importante?

Com a chegada de várias famílias católicas a essa região, houve a necessidade de fundar um local dedicado à oração. Com esse objetivo reuniram-se várias famílias e com esforço e dedicação deram início a essa comunidade, como pode ser visto no trecho a seguir:

 

Transcrição do texto original da ata:

 

“14 de dezembro de 1986, Juina M.T.

Apresentação

Neste dia foi iniciado a nova comunidade que se localiza na linha o6, sendo o primeiro culto celebrado na residência do Zezinho.

O primeiro culto teve grande participação do povo, que sonhava com o inicio de uma nova comunidade, no primeiro culto o objetivo foi reunir o povo para ver se tinha mesmo participação.

Neste culto foi feito uma coleta para a construção de um barraco onde seria realizado a os próximos cultos, nesta coleta foi adquirido o terreno doado pelo senhor Francisco Alves de Lima que também doou a lona para a primeira cobertura. As pessoas que colaboraram nesta primeira coleta foram Alceu F. Medrado, José E. Canônico, Valdecir da Silva, Agustino Torres, Evair D. Rodrigues, Jurandir S. Monti, Aldemiro Antonio da Silva, Roberto Jose dos Santos, Valdecir Torres, Pedro Similli, Elio Angola, Pedro Tezollin, Jose Teixeira Mendonça, Edilson J. Savezuk, Valdomiro Pedro da Silva, Adelino Riguete, Joao Domingo da Silva, Jose Baiano e Salu”. (pág. 01).

 

“Juina, 26 de dezembro de 1986.

Apresentação

Hoje nesta comunidade foi rezada a primeira missa celebrada pelo padre Ivo, Nesta mesma missa foi escolhido o nome da comunidade, nome este escolhido pelo vigário e aceito pela comunidade Menino Jesus. Ficou este nome por que estava na época do natal. Participou dessa missa toda comunidade, baseando umas trinta e cinco famílias, participou dessa missa também a irmã    ...         , esta missa foi celebrada no dia 26 de dezembro de 1986 as 10 horas da manhã, participaram da celebração desta missa as seguintes pessoas, comentarista José Canônico, primeira leitura Pedro Tezollin, segunda leitura  ... 

Tezollin.” (pág. 02).

 

A comunidade foi transferida para perto do campo de futebol após uma reunião do CPC em 09 de fevereiro de 1988, às 20 horas na capela Menino Jesus, como consta na ata. E com 06 votos a favor e uma abstenção decidiu construir a igreja em outro local.

Pessoas importantes e que participaram desde a fundação da comunidade podemos citar Sebastião Felix da Rocha, Francisco Alves de Lima, Salustiano Amaral, Nicola Tezollin, Alceu F. Medrado, José E. Canônico, Valdecir da Silva, Agustino Torres, Evair D. Rodrigues, Jurandir S. Monti, Aldemiro Antonio da Silva, Roberto Jose dos Santos, Valdecir Torres, Pedro Similli, Elio Angola, Pedro Tezollin, Jose Teixeira Mendonça, Edilson J. Savezuk, Valdomiro Pedro da Silva, Adelino Riguete, Joao Domingo da Silva, Jose Baiano, Ivo Pedro da Silva, Cícero Santana, Elias Santana, Nelson Pescador, Etelvino, Luis Rufino, Altamira Neves da Silva bem como todos seus familiares.       

 

08) Quais são os avanços e desafios na sua comunidade? Como tem superado os desafios?

  Os avanços foram consideráveis, saindo de um barracão de lona sem paredes e com piso de chão, onde teve inicio a comunidade, passando por um prédio de madeira, coberto com Eternit e piso e chegando hoje em uma construção de alvenaria, com Ministro da Eucaristia, Santíssimo, um lindo altar, bancos de madeira, mobília completa, bebedouro, amplo salão de festas com cozinha, copa, caixas, churrasqueira, guarda-capacete e banheiros. Após esse longo período e com o empenho de várias pessoas que passaram e deixaram sua contribuição, outras que chegaram e deram aquela força e aqueles que resistem desde a sua fundação, a comunidade enfrenta os desafios e busca sempre melhorar, tanta na parte de estrutura física quanto na parte espiritual.

Ainda é necessário melhorar muito a estrutura, porém o principal desafio é manter a igreja unida e caminhando, não permitindo que jamais pare.

 

09) Enviar datas das festas das comunidades para o calendário paroquial.

A festa acontece todo terceiro domingo de maio, como já é tradição há mais de 10 anos.

         

 





VOLTAR

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL