Artigos

Professor, escultor do saber

Nos diversos artigos que já escrevi sobre educação, ressaltei que educar vai além do ensinar ler e escrever.  Educação. Do latim "educere", significa extrair, retirar para fora, desenvolver, ou seja, prepara o indivíduo para o mundo. Infelizmente, percebe-se no Brasil que lecionar é passar disciplinas, cumprir regras. Enfim, à escola não educa para a vida.

Nesse sentido, é relevante frisar que a palavra formação é composta de forma e ação. Portanto, educação significa dá forma, personalidade, identidade. Com outras palavras, a educação visa formar cidadãos virtuosos e íntegros.
A educação tem por finalidade ajudar as pessoas a adquirir personalidade, identidade e estilo de vida.

Deve auxiliar os jovens a ser protagonista de valores que auxilie o Brasil a tornar-se uma nação menos corrupta e mais voltada para o bem estar do cidadão. Qual o estilo de vida e tipo de valores que o governo no que tange o ministério da educação está oferecendo aos jovens? A educação não pode ser confundida com o simples desenvolvimento ou crescimento dos seres vivos, nem com a mera adaptação do indivíduo à sociedade.

 É atividade criadora que leva o ser humano a realizar as suas potencialidades físicas, morais e intelectuais. Não se reduz à preparação para fins exclusivamente utilitários, como uma profissão, nem para desenvolvimento de características parciais da personalidade, como um dom artístico. Ao contrário, abrange o homem de modo integral, em todos os aspectos de sua vida individual, coletiva, doméstica e social.

É um processo contínuo que começa na origem do ser humano e prolonga-se até a morte. Educar é dar sentido a vida dos jovens. Vários adolescentes estão sem rumo, sem perspectiva de vida. Muitos adentraram no mundo das drogas. Isso acontece porque eles não encontraram sentido para viver. Educar não é simplesmente encher a cabeça dos adolescentes de normas e de regras. Infelizmente, a maioria das escolas não ensinam os jovens a enfrentar a vida.

 
O modelo educacional induz a concorrência, a competição. È Perceptível que o Ensino Médio e Superior virou negócio. Educação verdadeira é aquela que ajuda e dá sentido a vida. Não podemos transformar a educação em simples degrau para uma profissão. Necessitamos de educação que gere patriotismo, comprometimento com a nação. A vida não é mera profissão, se a educação for vista só pela ótica da profissão gera crises.

A educação deve favorecer a formação do cidadão. É a orientação que todo indivíduo precisa para viver bem. Ela deve abrir caminhos, dá sentido à vida. Qual é o grande perigo? É transformar a educação em profissão. A educação no faz caminhar. O governo e a sociedade em geral precisam entender que uma boa educação para todos é um elemento fundamental para a construção de um país fraterno e mais solidário. Portanto, dá sentido a vida dos alunos é o maior desafio do atual modelo educacional. Pe. Lenildo Santana – lenildosantana@yahoo.com.br





VOLTAR

Facebook
Contato

Endereço: Av. Mato Grosso Nº 680 - Centro Juína Mato Grosso Cep: 78320-000

Telefone: 66 3566-3734

E-mail: contato@santoagostinhojuina.com.br
Paróquia Santo Agostinho, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018 Desenvolvido por: NIVELDIGITAL